Adilson Junior Pilotto [1] Assim, pois, a essência da técnica também não é de modo algum algo técnico. E por isso nunca experimentamos ...

A Questão da Técnica em Relação à Ética

/
0 Comments
Adilson Junior Pilotto[1]

Assim, pois, a essência da técnica também não é de modo algum algo técnico. E por isso nunca experimentamos nossa relação para com sua essência enquanto somente representamos e propagamos o que é técnico, satisfazermo-nos com a técnica ou escaparmos dela. Por todos os lados, permanecemos, sem liberdade, atados a ela, mesmo que a neguemos ou a confirmemos apaixonadamente. (HEIDGGER, Martin. A Questão da Técnica).

Dentro não só de nossa era vivemos dia após dia presos a esse conceito chamado TÉCNICA. Isso mesmo, a técnica. Desde os primórdios da humanidade ela vem se aperfeiçoando e se modernizando. Graças a ela o homem desenvolveu grandes projetos, como o avião, a televisão o celular, equipamentos avançadíssimos para a medicina. Dessa maneira, ela vem facilitando a vida de nossa sociedade, salvando vidas, deixando-nos mais próximos (por exemplo, quando moramos longe de nossa família usamos redes sociais para mantermos contato).

Uma das grandes contribuições da técnica fora feita por um brasileiro. Alberto Santos Dummont inventou o avião, o que facilitou, e muito, o deslocamento de uma cidade para outra. Por exemplo, para viajar de Ouro Preto até o Rio de Janeiro gastava-se cerca de 12 dias, hoje com 50 minutos é possível realizar o mesmo trajeto. Isso mostra o quanto a técnica facilitou a vida do homem em inúmeros sentidos.

Outra das grandes criações feitas pelo homem, através da técnica foi algo que é muito corriqueiro no dia a dia de muitas pessoas. As redes sociais; elas facilitam a comunicação, conhecemos pessoas novas, muitos também usam para trabalho (isso mesmo, muitas pessoas trabalham usando redes sociais). O Facebook é uma rede social que foi lançado em fevereiro de 2004, Em fevereiro de 2012, o Facebook tinha mais de 845 milhões de usuários ativos. Isso demonstra o tamanho da procura por essas redes.

O ar é posto para o fornecimento de nitrogênio, o solo para o fornecimento de minérios, o minério, por exemplo, para o fornecimento de urânio, este para a produção de energia atômica, que pode ser associada ao emprego pacífico ou à destruição. (HEIDGGER, Martin. A Questão da Técnica).

Quando, por exemplo, o homem inventou a bomba atômica, ao qual demonstrou grande poder quando foi lançada em duas cidades japonesas, não foi um malefício criado a partir da técnica? Quando foram criados revólveres e todo o tipo de armas de fogo, não são coisas ruins que a técnica pode nos proporcionar? Ou ainda quando deixamos nossas vidas sociais e entregamo-nos unicamente às redes sociais.

Existem benefícios e malefícios, a técnica é como uma moeda, têm dois lados. A nós, que a utilizamos e avançamos com ela a cada dia, cabe o dever de pensar e usar racionalmente e eticamente para que não haja colapsos sociais ou destruição em massa. A ética precede a técnica.




[1] Estudante de Filosofia na UFFS – Campus Erechim.
                                                      

O Projeto Filosofia do Cotidiano abre espaço para todos que desejam publicar. conteúdo independente. As postagens expressam a opinião do autor e não necessariamente a linha de pensamento do Projeto.


You may also like

Nenhum comentário :

Filosofia do Cotidiano. Tecnologia do Blogger.